- Área: 9860 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:John Lewis Marshall
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Colégio Gerrit Rietveld consiste na criação de equipamentos esportivos para os cerca de 1200 alunos, e outros equipamentos sociais e comerciais menores destinados a vizinhança. A nova construção está situada em uma zona arborizada de Tuindorp, no lado leste de Utrecht. O terreno é delimitado por um cinturão verde público, uma rodovia marginal - a Eykmanlaan - que retarda a rota de tráfego em um bairro residencial recém-desenvolvido e ao norte, a uma certa distância, é delimitado por uma estrada de ferro.
A forma básica do projeto é uma "roda contínua", com um pátio no centro da praça. Esta roda é a forma perfeita para a flexibilidade da escola, onde as funções podem "seguir em frente". Além disso, a forma torna possível a materialização de um edifício em um terreno limitado que, contudo fornece muita luz natural e ar fresco, e, além disso proporciona espaço suficiente para as atividades ao ar livre. Em geral, a construção é composta por três pavimentos, mas no lado norte e do lado da Eykmanlaan atinge quatro pavimentos.
Apesar do tamanho limitado da trama, o plano oferece uma gama diversificada de espaços exteriores: um local ao ar livre sob os castanheiros antigos, no lado sul uma praça com conexão a passagem subterrânea que leva ao pátio, o coração da trama, e dois terraços que podem ser acessados por escadas através do pátio.
As principais entradas estão situadas na estrada paralela a Eykmanlaan; esta é também a zona de estacionamento e ponto de espera dos transportes públicos. Há uma entrada direta no bicicletário, sob o edifício ao lado do norte: a entrada dos alunos. Além dessas entradas formais, há também uma entrada informal, através do pátio. O projeto foi criado de tal forma que cada entrada leva para a recepção no átrio: o coração do colégio. Este espaço é dividido em três pavimentos. Aqui, cada espaço é distinto, e este é o local onde os vários usuários se encontram. Diretamente situado no pátio, alinhado com o átrio, está o auditório.
Os espaços específicos das Exatas e Arte & Cultura também estão situados no piso térreo, que, assim como a área esportiva, podem ser fechados e alugados. No primeiro pavimento, os espaços mais genéricos podem ser encontrados, como os relacionados a Humanidade e Sociedade, Letras e HAVO / VWO 1,2 (ensino secundário geral / ensino pré-universitário). As área esportivas e o MAVO (ensino secundário geral) estão localizados no segundo pavimento. Todos estes espaços podem ser acessados a partir do átrio, através da escadaria principal, sem cruzar outros espaços.
Para concluir: o projeto oferece um alto nível de flexibilidade. Este projeto prevê a construção, a expansão e retração do edifício; flexibilidade do espaço: alterando o uso de espaços e movendo as paredes; e a flexibilidade funcional: como alterar a função, por exemplo, dos escritórios.